segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um Sábado em Dresden

Este Sábado acordei bem cedo para ir passar o dia a Dresden, mais uma architectour, viagem em que vamos todos juntos visitar um sítio. Sabe mesmo bem sair de Cottbus por um dia e ver vida outra vez! Não sou fã do starbucks, mas acho que nunca me senti tão feliz por ver um. Dresden é uma cidade importante, no contexto de cidade da antiga RDA. Aqui vivem mais ou menos 1 milhão de pessoas que, como qualquer alemão, aproveitam o bom tempo para saír à rua. Estava frio mas o sol deixou-nos ver muita gente a circular nas ruas desta cidade.

Mas o dia não começou muito bem, levantei-me cedo mas acabei por me atrasar porque o meu "room mate" adormeceu. Então perdi o primeiro comboio para Dresden que toda a gente apanhou, só há comboios de 2 em 2 horas e por isso mesmo às 11 estávamos a caminho. Nós temos direito a viajar de graça nos transportes públicos dentro da província de Bradenburgo e ainda temos direito a este comboio regional que vai de Cottbus para Dresden, mas que por ser regional demora quase 2 horas a percorrer uns ridículos 90 km!

Dresden é a capital do estado da Saxónia. É incrível pensar nesta cidade e no poder de transformação que teve nos últimos 60 anos. Foi completamente arrasada durante a 2ª guerra mundial, ardeu durante 3 dias depois dos bombardeamentos e ficou quase totalmente destruída.















 

















Depois deu-se um processo de demolição de quase toda a cidade. Sobraram alguns edifícios históricos que foram reconstruídos ao longo dos anos. Então Dresden transformou-se, há uma mistura de edifícios barrocos e de edifícios novos. Na realidade é tudo novo, um barroco dos anos 80! Ficam algumas fotografias do que vi nesta cidade.

























E por aqui, em Cottbus, está tudo bem! Estamos a fazer uns trabalhos interessantes e o grupo está cada vez melhor. Ontem almocei por volta das 11 e 30, o que me fez pensar que se calha me estou a transformar num Nórdico. Estou farto de salsichas...já as cozinhei de todas as formas e feitios. Aceitam-se sugestões de novas receitas. Até breve!

3 comentários:

  1. Poncius! Invejo a tua coragem de fazer um blogue! Aparece por cá! Abraço João O.R.

    ResponderEliminar
  2. Já estive aí e achei lindo também, embora tenha sido uma viagem muito à pressa. É impressionante ver como ficou e como está. Bjs do pai

    ResponderEliminar
  3. Achei emocionante essa viagem!!Queria muito saber se és quem eu penso,alguém que gostava do cantor João Gilberto?

    ResponderEliminar