domingo, 16 de outubro de 2011

Cottbus, uma "cidade" de leste!

Cottbus é a cidade onde me encontro. Fica a 70 km de Berlim, na direcção da Polónia. É a cidade mais quente da Alemanha no Verão e uma das mais fresquinhas no inverno, na verdade enquanto escrevo esta primeira mensagem no meu novo blog estão 5 graus lá fora, e ainda estamos a meio de Outubro! Cottbus é uma cidade estranha, sempre pensei que este país fosse o mais avançado da Europa, mas aqui isso não se verifica. A diferença entre Este e Oeste ainda é muito grande e isto nota-se em quase tudo, a internet é um caos, os alemães não falam nem querem falar inglês, a desorganização faz querer voltar para Portugal (um país muito "organizado"), as cidades não têm vida e os edifícios pré-fabricados construídos no pós-guerra vieram para ficar.

Casa
Aliás, um desses edifícios alberga neste momento aquilo a que posso chamar "casa"! O meu pequeno quarto + cozinha! O quarto é novo em folha e disso não me posso queixar: a cozinha brilha de nova, tenho aquecimento central sempre ligado e partilho a casa de banho só com uma pessoa. Mas a verdade que há outras coisas menos boas, o nosso fantástico edifício está em obras desde que chegámos. Como tal ofereceram-nos uma espécie de "despertador automático" que toca bem cedinho todas as manhãs...e também não temos cortinas na nossa janela, dois factores que nos ajudam a acordar muito bem dispostos. Somos uma turma de 17 e estamos a viver todos no mesmo prédio. 2 portugueses, 3 espanhóis, 3 alemães, 3 franceses, 2 iranianos, 2 que vêm do Bangladesh (não faço ideia como se escreve), 1 israelita e 1 mexicana. A verdade é que todos estes acontecimentos menos bons chegaram a todo o grupo e isso fez com que nos conhecêssemos bem e muito rapidamente. Fizemos da ruína a nossa sala e lá nos encontramos todas as noites depois do jantar.
Sala
 
















Cottbus é a primeira de 8 cidades que vou visitar e viver nos próximos 2 anos. Vão ser 6 semanas em cada sítio, 1 mês e meio para conhecer estas cidades e para fazer um projecto em cada uma delas. Esta primeira paragem é ainda um segredo, porque estas 5 semanas iniciais são parte de um programa de integração ao programa. Só no princípio de Novembro é que vou conhecer o projecto que me espera. Entretanto já passei um fim de semana em Berlim e já tive direito a 2 "architectours", umas pequenas viagens de Sábado onde conhecemos este lado da Alemanha e o que se passa aqui à volta. É a primeira vez que faço um blog, vou tentar ser persistente. Vou dar a conhecer o que vou conhecendo, o que vou viver neste tempo de mestrado internacional!

1 comentário:

  1. granda Ponces!! fico contente q estejas a gostar, parece ser mesmo a melhor experiencia ou o melhor desafio q podias ter arranjado! aproveita e vê la se ficas amigo do PP porque n falas dele nem uma vez!!! faz amigos
    abraço Duarte Vieira

    ResponderEliminar