sexta-feira, 11 de maio de 2012

O regresso às origens.

Aterrar em Lisboa é sempre bom. É óptimo quando se acorda a dar a curva quase em cima do Cabo Espichel e ao longe começa a aparecer a ponte, a Basílica, as casas...a Gulbenkian...LISBOAA! 

Durante 1 mês e meio fomos recebidos em "casa", o velho atelier da Autónoma foi o palco para o 3º workshop do mestrado. Não se esperava outra coisa senão intensidade e muito esforço para chegar ao fim com muito boas propostas para as traseiras do Ateneu Comercial de Lisboa que escalam a colina em plataformas desertas mas incríveis! Durante este tempo transformámos este sítio morto num novo espaço público da cidade que dava a Lisboa um novo mercado e outros serviços que decidíssemos explorar. 








Nesta grande visita a casa fica na memória o trabalho em Lisboa, que bom que é trabalharmos sobre a cidade que adoramos, tentar explorar a sua vida pública, a luz, as vistas! Ando por aí a viajar há quase um ano e a verdade é que não encontro um sítio como este! Ficam também os passeios que demos para mostrar Lisboa aos "outsiders", passeios esses que me fazem parar mais do que eles, dou por mim a olhar e a descobrir, a entrar mais no jogo do que eles! Houve tempo para pouca coisa mas ainda assim ouviu-se Wagner na Gulbenkian, comeram-se percebes no Paco! Saímos para o Cais do Sodré para ver a "Rua cor de rosa" e passeámos pelo Chiado...e pelo Bairro Alto...e por Santa Catarina!!

Em Outubro / Novembro estamos lá outra vez para mais um exercício português. Acho que a maioria quer voltar, voltar para trabalhar e redescobrir a cidade numa nova época.

Depois de todo o trabalho chegaram as merecidas férias da Páscoa! Ah...que bom que é chegar à Costa Alentejana e "aterrar" em Porto Covo com amigos para uns dias muito descansados. Já havia saudade deste sítio e desta costa. Depois foi continuar a descer para a Prainha...e subir para Viseu e voltar a casa para mais 2 semanas livres para rever amigos, passear e comer bem! Não me soube a pouco porque deu para tudo...e daqui a nada há mais. Lisboa não cansa...fujam os que quiserem, eu se puder fico!!

Como não podia deixar de ser ponho aqui algumas fotografias da nossa viagem ao Sul, a já famosa viagem que a turma internacional faz com os professores durante 3 dias para descobrir a paisagem alentejana, a arquitectura contemporânea que aqui se construiu, o mar que nos segue e a luz...não há outra assim!











Sem comentários:

Enviar um comentário