quinta-feira, 17 de maio de 2012

Innsbruck e o Tirol, entre a neve e o verão!

Já cá estou há 4 semanas mas com o trabalho e as actualizações atrasadas só agora tive oportunidade para escrever mais uma vez. Pois é, cheguei à Áustria no dia 22 de Abril para mais um workshop, o penúltimo deste ano. Aterrar aqui foi estranho, como já não havia luz não percebi nada do contexto, era suposto estar a aterrar no meio de montanhas mas da janela do meu minúsculo avião (se é que atinge este estatuto), só conseguia ver a cidade plana até chegar à pista.
























Depois foi apanhar uma boleia para o hostel onde ia ficar na primeira semana, uma pousada de juventude no outro lado da cidade. Só quando acordei no dia seguinte é que percebi o poder deste sítio! Uma cidade plana, num vale, rodeada por montanhas com mais de 2000 metros por todos os lados! Não há palavras..

Não ficámos neste hostel uma semana inteira porque 2 dias depois, a seguir à aula de apresentações, partimos para Obertilliach, uma vila no meio dos Alpes perto da fronteira com a Itália. São 5 horas de comboio + autocarro para se chegar a este sítio que de repente representava um regresso ao Inverno. A preparação para estas condições não era suficiente...por isso sentiu-se o frio neste primeiro dia nos Alpes! Visitámos esta vila porque é lá que estamos a trabalhar. Durante 3 dias percorremos quase todo o vale e explorámos ao pormenor as ruas, as casas, as pequenas quintas e as pessoas de Obertilliach. O nosso projecto desafia-nos a redesenhar uma vila alpina, transformar a tendência do abandono em direcção às cidades através de uma intervenção arquitectónica que mude o estilo de vida destas pessoas. Mas a verdade é que o problema não é astronómico, aqui vivem perto de 800 pessoas felizes acompanhadas por crianças que correm pelos montes (pequenas Heidis) e pelas vacas que se passeiam alegremente pelo vale! Não há stress, não há muitas preocupações...só há uma grande distância física em relação à cidade mais próxima. Ficámos num bom hotel com refeições incluídas (e que bons petiscos alpinos!). Tudo isto pago pela faculdade! Aqui sente-se a pressão do turismo, a maior parte das vilas à volta já não são as mesmas. Ao longo dos anos foram transformadas em resorts de ski que recebem milhões de pessoas por ano. Só para dar um exemplo, em época alta nos meses de neve são transportadas por hora 1,5 milhões de pessoas nos teleféricos e cadeirinhas!!

Algumas fotografias que mostram a vida e a paisagem desta vila perdida nos alpes!
























E agora...INNSBRUCK!! E escrevo em maiúsculas para acentuar uma alegria, uma surpresa enorme em perceber que esta cidade é espectacular. Estava à espera de uma cidade certinha, protegida e rodeada de turistas que param no centro histórico e de lá não saem (este último acontece um bocadinho). Mas quando voltámos dos Alpes descobrimos uma cidade cheia de vida! Há jardins, parques, espaço público cheio de gente! As pessoas param nos cafés e aproveitam o sol e o bom tempo, que é também uma surpresa. A cidade não é cara e tem muitos estudantes. Ao pé do rio Inn há bicicletas a toda a hora, pessoas a correr com cães. E ainda mais impressionante, há turcos, indianos e uma grande mistura! A cidade é linda...faz-se de praças, ruas estreitas e avenidas. Edifícios barrocos, igrejas esticadas, arquitectura contemporânea. Sempre com as montanhas como pano de fundo, um cenário que muda constantemente mas que me parece incansável para nós, pequenas formigas que se passeiam por aqui! Por aqui fico até 2 de Junho. Depois há uma passagem por Portugal (muito esperada) e a seguir segue-se Kiel, a cidade do Norte da Alemanha. Nos próximos dias mostro aqui o que andamos a fazer, o trabalho que estamos a produzir. Mas agora deixo fotografias desta Innsbruck que se estende pelo vale. Espero que gostem.













Sem comentários:

Enviar um comentário