sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

COTTBUS, o fim de 3 meses contado 27 dias depois!

Já foi a 16 de Dezembro que o trabalho de 6 semanas acabou naquela estranha cidade alemã. É verdade, quase um mês com uma ida de 3 semanas a casa para passar o Natal e Ano novo! E que bom regresso esse! Mas primeiro o que ficou para trás e por contar. Acho que nunca é tarde demais e este blog é de certa forma uma espécie de desafio pessoal, vamos lá ver até quando consigo manter isto!

O final de Cottbus conta-se com uma montagem de uma exposição, o objectivo final. Durante as 6 semanas do workshop trabalhámos numa modificação da antiga prisão de Cottbus. Transformar este sítio num memorial, num lugar a visitar, num centro de educação política foram os dados para construir este projecto. A turma continuou a trabalhar em pequenos grupos, o meu tentava desenvolver um cenário onde toda a área da prisão se transformava em espaço público, um parque urbano na periferia da cidade, para a cidade (e logo em Cottbus que precisa urgentemente de algo novo!). Para isto acontecer pensámos em desenvolver programa específico da exposição no edifício principal e reutilizar os edifícios periféricos com novo programa (auditório, cafetaria, espaços de exposição, residências temporárias). Para desenvolver este espaço público, que basicamente faz a entrada dos vários edifícios, precisámos de mexer com a parede da prisão. Se assumimos um espaço inteiro, com toda a extensão do sítio, desenhamos uma nova entrada que tem o tamanho da parede. 


















Finalmente chegou o dia D, o dia da montagem da exposição na Câmara Municipal da Cidade onde mostrámos este e mais trabalhos, no fundo novas ideias que podem vir a ajudar ao desenvolvimento deste projecto muito ambicioso. Deixo aqui algumas fotografias deste dia e do nosso jantar de Natal que fizemos imediatamente a seguir! Agora estou em Marselha no fim de uma primeira semana muito cansativa. Assim que tiver novidades e alguma coisa para escrever, que deve ser para breve, publico novamanete.













Sem comentários:

Enviar um comentário