sábado, 4 de fevereiro de 2012

A semana de reflexão, VISITA, e passeios!

Eram 9 da manhã do dia 23 de Janeiro, fomos recebidos pelos professores na nossa sala especial para as próximas 4 semanas. A faculdade está de férias e está quase tudo fechado! É mesmo o convite a uma semana de reflexão e de pouco trabalho prático! O ideal para conhecer mais da cidade, viajar por uma das mais bonitas regiões de França, e ter aquela visita especial que não podia ter escolhido melhor os 7 dias para cá vir! A Maria chegou de manhã à estação de Saint Charles, no centro de Marselha. Fui lá buscá-la depois de uma visita à unidade de habitação, de Le Corbusier. Ver em imagens de livros é já impressionante, agora imaginem visitar um dia de sol e vento com direito a pequeno almoço na varanda da "cité radieuse".

Chegados a Luminy, para deixar as malas e almoçar, alguém fez uma sesta antes de uma passeio por este parque natural. À noite combinou-se uma ida em dois carros a "Aix-en-Provence", ou Aix como dizem os alunos franceses. Saímos de manhã para uma breve viagem de 40 minutos até chegar ao centro desta cidade. Parar o carro, voltar a parar, encontrar o centro de turismo que afinal estava à nossa frente, esperar a reunião do grupo e começar o passeio. Aqui viveu Cézanne, no chão há todo um percurso que se pode seguir para ver a casa, a casa da avó, a casota do cão da prima, etc.! Mas esta cidade tem muito para oferecer. Para quem está há quase 3 semanas enfiado em Luminy, em pleno parque Natural a Sul de Marselha, sabe muito bem chegar a um sítio destes. Há gente nas ruas, sol, árvores em modo Inverno, cafés típicos, padarias e lojas de queijos! Aix é vivida por gente rica e isso sente-se assim que se chega, as lojas são outras e os preços mudam. Mas este factor deve ser razão suficiente para apresentar diariamente um conjunto de ruas com esplanadas bem arranjadas, igrejas góticas e casas renascentistas, mercados cheios. Às vezes parece uma cidade italiana, as casas mostram uns amarelos torrados à Toscana e as ruas guiam-nos para largos que podíamos encontrar em Siena! Foi um dia muito bem passado. Quem puder visitar não hesite. Deixo aqui algumas fotografias.




























O resto da semana fez-se em mais passeios entre o centro da cidade, as ilhas "Frioul" (que ficam logo à frente do porto antigo) as montanhas e "Calanques" e até um jogo de bowling com direito a jantar em casa de um amigo francês que apareceu do nada! O nosso professor responsável em Marselha, Monsieur Stephane Hanrot, levou-nos ao sítio onde vive, as Ilhas "Frioul". Não é nada comum viver-se aqui, as ilhas têm menos de 200 residentes e uma delas é ocupada pelo "Chateau d'If", onde esteve preso, na cabeça de Alexandre Dumas, o Conde de Monte Cristo. Não há muito para ver nas ilhas mas ao longo dos dias fui-me apercebendo do fascínio e gosto do Stephane por este sítio. Comprou uma casa há uns 20 anos, onde conversámos e bebermo chá, e aqui tenta dormir 3 noites por semana. Pesca, passeia e trabalho com mais descanso, quando não tem que ir ao atelier. Foi interessante conhecer esta minúscula realidade de opção de vida em Marselha, é mesmo diferente do que qualquer outra casa em terra.


























Os dias foram passando e os programas foram acontecendo. A Maria foi-se embora na 3ª feira passada depois de uma semana bem passada, acho eu! Deu para conhecer um bocadinho mais da cidade como o bairro antigo e a Catedral. Acabámos os passeios com uma boa volta pelas Calanques, esse sítio incrível que quem visita não esquece! A ida da minha visita deu lugar a um novo convidado, o frio gelado que veio para ficar. Hoje os termómetros não subiram dos -2º. Estamos enfiados no nosso edifício F, onde está quente, e por aqui vamos ficar...se calhar até 2º feira! Ou até haver comida!! Ficam algumas fotografias no passeio das Calanques. Agora há que trabalhar, estamos a 12 dias da apresentação final e todo este relaxo deixou pouca vontade!









 

Sem comentários:

Enviar um comentário